O que é o ECF (Emissor de Cupom Fiscal)
De forma bastante resumida, trata-se de impressora térmica de pequeno porte que emite o cupom fiscal na venda de produtos. No caso do PAF-ECF, o "papel amarelo" que sai do ECF é um documento com valor fiscal, diferente do DANFE da NFCe que é somente um extrato de venda que possibilita a leitura de um QRCode que abre o documento fiscal de forma digital.
Todas as transações de vendas de mercadorias (retiradas ou consumidas no próprio estabelecimento) ficam armazenadas na memória fiscal da impressora e geram duas vias do cupom fiscal, uma para o cliente e outra para o estabelecimento.
Da memória fiscal da impressora são extraídos documentos fiscais solicitados pela contabilidade, tais como: Leitura X, Redução Z e Bloco X.
Gradativamente o ECF está sendo substituído pela NFC-e em todo o Brasil. Saiba o que é NFCe e os requisitos para este formato de emissão!
Importante! Se seu estabelecimento ainda usa ECF e está em um estado que já adotou a NFC-e, é importante avaliar junto a sua contabilidade os prazos para o seu estabelecimento se adequar ao novo formato.
Requisitos para emissão via ECF
- É necessário ter uma Impressora Fiscal lacrada e instalada no computador que vai emitir
A impressora deve ser adquirida junto a uma empresa de automação comercial que, geralmente, também envia o equipamento para lacração - Enviar para nossa equipe a "Autorização de Uso de ECF" para realizarmos os trâmites necessários para vinculação do sistema ao equipamento
Equipamentos compatíveis: consultar clicando aqui (Lista ECF)