Como gerar e gerenciar orçamentos no VetSoft Web
6 min
Criado por: Jackson em: 29/04/2020 15:20

O que você aprenderá neste artigo:

  1. Onde encontrar meus orçamentos?
  2. Como visualizar os itens adicionados em um orçamento?
  3. Como criar um orçamento?
  4. Como gerenciar orçamentos?

1. Onde encontrar meus orçamentos?

1. Através do menu Orçamentos, onde são listados orçamentos de clientes e de pessoas não cadastradas.

2. Através da aba Orçamentos dentro da Ficha do Cliente, onde são listados somente orçamentos do cliente em específico.


2. Como visualizar os itens adicionados em um orçamento?

Nas duas telas, para visualizar os itens de um orçamento, basta clicar na linha que mostra os dados resumidos do mesmo.


3. Como criar um orçamento?

O processo de criação de orçamento é basicamente o mesmo, tanto no menu Orçamentos, como na aba Orçamentos na Ficha do Cliente, bastando clicar em .

Além da opção acima, é possível criar um orçamento através do menu de cadastro rápido, conforme a imagem abaixo, ou usando o atalho CTRL + O.


Atenção! A diferença de criar um orçamento através do menu Orçamentos (ou no atalho rápido) é que nesta tela é possível buscar o cliente que deseja o orçamento OU apenas informar Nome, Telefone e E-mail da pessoa que deseja um orçamento sem que a mesma esteja cadastrada como cliente. Com isso seu cadastro de clientes não fica inflado com pessoas que efetivamente nunca compraram algo com você


Abaixo é demonstrado o processo de criação de orçamento através do menu Orçamentos ou através do menu de cadastro rápido.

Após clicar no botão Incluir (ou através do atalho rápido), a tela abaixo é mostrada. Caso a pessoa que deseja o orçamento já esteja cadastrada como cliente, clique em Sim e busque pelo cliente. Se a pessoa não é cliente, você pode clicar em Não para preencher o nome e dados de contato da pessoa.

Logo após selecionar o cliente ou preencher os dados da pessoa, é possível informar o animal a que se refere cada item do orçamento, a quantidade e o produto/serviço a ser incluído no orçamento.

Ao selecionar o produto/serviço, o mesmo é adicionado ao orçamento. Caso seja necessário, você pode editar dados de um item ou mesmo remover o item do orçamento. O produto adicionado que estiver com estoque insuficiente no momento aparecerá marcado em vermelho e com um ícone de alerta

Com os itens adicionados, você pode finalizar para salvar o orçamento no sistema e/ou imprimir o mesmo para entregar à pessoa que o solicitou.


Atenção! Ao criar um orçamento, os produtos incluídos no mesmo NÃO são baixados do estoque. Este processo ocorre somente na APROVAÇÃO de um orçamento.


4. Como gerenciar orçamentos?

No VetSoft Web existem alguma ações que podem ser aplicadas nos orçamentos, tal como demonstra a imagem abaixo:

Explicando cada uma das ações:

  • Aprovar: Use esta ação quando a pessoa voltar à sua clínica/loja e desejar aprovar o orçamento. Ao clicar em Aprovar, se a pessoa ainda não está cadastrada, o sistema fará o cadastro da mesma como cliente e lançará os itens do orçamento na conta do mesmo. Se a pessoa já era cliente, o sistema apenas lançará os itens na conta.
  • Não aprovar: Use esta ação quando a pessoa em questão não aprovar o orçamento. Suponha que uma vez por semana você mantenha contato com as pessoas que solicitaram orçamento e que, ao falar com uma determinada pessoa, ela informa que achou o orçamento caro e acabou fechando com outra empresa. Neste caso, ao clicar em Não aprovar, você poderá informar este motivo relatado pela pessoa.
  • Cancelar: Use esta ação para cancelar um orçamento, seja por algum erro ou mesmo a pedido da pessoa que o solicitou. Da mesma forma que o Não aprovar, será necessário informar o motivo do cancelamento.
  • Editar: Use esta ação para alterar dados da pessoa, atualizar ou remover itens.
  • Imprimir: Use esta ação quando desejar imprimir o orçamento

Atenção! Caso um produto não tenha estoque suficiente no momento em que você for aprovar um orçamento, o botão Aprovar ficará desativado e o produto sem estoque suficiente ficará marcado em vermelho e com um ícone de alerta. Neste caso, você poderá remover ou editar o item para ajustar a quantidade e posteriormente o botão Aprovar será reativado para utilização.

Este artigo foi útil para você?
Últimos artigos visitados