Controle de Planos - VetSoft Web
6 min
Criado por: Jackson em: 30/09/2020 09:11

Este módulo encontra-se em desenvolvimento e em breve estará disponível. Aguarde!


Neste artigo você aprenderá:

  1. O que é o Controle de Planos?
  2. Como criar um Plano/Pacote?
  3. Como adicionar um plano/pacote para um cliente?
  4. Como confirmar a execução de um agendamento de plano?
  5. Como renovar um plano?
  6. Relatório de Planos

1. O que é o Controle de Planos?

O Controle de Planos é um complemento do VetSoft Web que permite a gestão de Planos/Pacotes de Serviços. Este é um formato de venda muito comum em pet shops e clínicas veterinárias, principalmente na parte de banho e tosa, onde o cliente contrata um pacote de serviços por um valor diferenciado geralmente com fidelidade.


2. Como criar um Plano/Pacote?

Acessando o menu Cadastros/Configurações, na lista Produtos/Serviços, opção Planos.


Atenção! Caso o complemento Controle de Planos ainda não tenha sido contratado, a tela abaixo será exibida possibilitando a contratação.


Após a ativação do complemento, clique em para criar um plano/pacote. O formulário abaixo será exibido e deverá ser preenchido conforme o plano que deseja comercializar.

O que deve ser preenchido no cadastro do plano/pacote:

  1. Nome do plano: Nome para identificação do plano/pacote
  2. Duração aproximada: Informação usada para calcular o tempo de agendamentos
  3. Grupo: Usado para identificar a qual grupo o plano/pacote faz parte (usado para relatórios de vendas)
  4. Situação: Se o plano/pacote está ativo para ser usado
  5. Serviços: Nesta área serão selecionados os Serviços inclusos no plano/pacote, bem como a quantidade de vezes que cada serviço deverá ser executado no plano.
  6. Valor de venda do plano: Neste campo é possível definir qual será o valor de venda do plano/pacote. Geralmente planos/pacotes recebem um desconto por fidelização e/ou pagamento antecipado, mas cada empresa poderá gerenciar como desejar.

Após finalizar o cadastro do plano/pacote, você poderá criar novos planos derivados de outros. Para isso, use a função "Duplicar" disponível em cada plano cadastrado.


3. Como adicionar um plano/pacote para um cliente?

Após criar seus planos/pacotes, é hora de vincular estes aos seus clientes. Para isso, basta acessar a Ficha do Cliente do cliente desejado, clicar na aba Planos e depois em. A tela abaixo será mostrada.

O que você deve preencher nesta tela:

  1. Animal: Selecione o animal que receberá os serviços do plano/pacote;
  2. Plano: Selecione qual o plano a ser vinculado ao cliente;
  3. Executar: Selecione a periodicidade de execução (diariamente, semanalmente, mensalmente, etc)
  4. Repetir o plano: Selecione quantas vezes o plano se repetirá. Se, por exemplo, você negociou com seu cliente que há um contrato mínimo de 6 meses para o plano/pacote, você selecionará que o plano se repetirá por 6 vezes. Desta forma, o sistema vai criar todos os agendamentos e já lançará na conta o todos os valores a serem cobrados do cliente.
  5. Agendar execuções: Nesta parte o sistema apresentará todos os agendamentos a serem criados para a execução dos serviços conforme a periodicidade selecionada. É possível ajustar data e hora individualmente caso haja necessidade.

Ao clicar em Gravar, o plano será vinculado ao cliente, todos os agendamentos serão gerados e os débitos serão lançados na conta do cliente, conforme imagens abaixo:


4. Como confirmar a execução de um agendamento de plano/pacote?

Isso pode ser feito através da aba Planos, tanto na Ficha do Animal, como na Ficha do Cliente. Primeiro, clique no ícone de execução de agendamento conforme abaixo.

Depois, selecione quais serviços foram executados neste agendamento e clique em gravar.

Com isso, você verá que o plano será atualizado com o que foi feito no agendamento e que ainda restam 3 agendamentos para fechar o primeiro plano das 6 repetições.


5. Como renovar um plano?

Seguindo o processo descrito acima, assim que o último agendamento do plano for executado, o sistema questionará se você deseja renovar o plano para aquele cliente/animal.

Ao optar por "Renovar plano", a tela abaixo abrirá já preenchida e você poderá aplicar alterações se assim desejar. Depois, basta gravar e o plano estará renovado.


6. Relatório de Planos

Para acompanhar os planos/pacotes você tem à disposição um relatório que mostra os planos dos clientes. No relatório você pode ver o plano de cada cliente/animal, ver os agendamentos já executados e os faltantes e ver também o que já foi executado no plano.

Este artigo foi útil para você?
Últimos artigos visitados