Frente de Caixa (PDV) - VetSoft Web
5 min
Criado por: Jackson em: 30/12/2020 13:00

Neste artigo você aprenderá:

  1. O que é um Frente de Caixa (PDV)?
  2. Como ativar o Frente de Caixa no VetSoft Web?
  3. Como vender através do Frente de Caixa?
  4. O que ainda está por vir?

1. O que é um Frente de Caixa (PDV)?

Frente de Caixa, também conhecido como PDV - Ponto de Venda, é um local no software onde é possível realizar vendas rapidamente aos consumidores. Os frentes de caixas estão em todo local que frequentamos, deste o mercado, posto de gasolina, farmácia e também clínicas/pet shops. Através do Frente de Caixa é possível fazer vendas rápidas sem identificação de ciente, também chamadas de vendas avulsas, ou é possível identificar o cliente também, tudo em uma interface intuitiva e rápida.

O Frente de Caixa no VetSoft Web é um complemento GRATUITO e que está em fase BETA, ou seja, a funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento, mas é considerada estável para ser usada pelos clientes mesmo que ainda venha a receber ajustes ou melhorias até o seu lançamento definitivo.


Atenção! O VetSoft Web AINDA não oferece controle financeiro por caixas, então neste momento todas as vendas feitas no PDV irão diretamente para o financeiro tal como as quitações de contas de clientes vão atualmente. O controle de caixas será um complemento do sistema e já está em desenvolvimento por nosso time de programação.


2. Como ativar o Frente de Caixa no VetSoft Web?

1) Ao clicar no menu Frente de Caixa o sistema mostrará a tela para ativação do complemento tal como mostrado abaixo. Basta selecionar o campo "Concordo..." e clicar em Gravar.

2) O Frente de Caixa também pode ser ativado no menu Loja de Complementos. Clique no menu e depois clique em "Instalar" no complemento.


3. Como vender através do Frente de Caixa?

Após ativar o complemento, é hora de começar a vender através do seu Frente de Caixa. Para isso, basta clicar no menu Frente de Caixa ou usar o atalho CTRL + V no teclado. Abaixo segue a tela do PDV.

Para adicionar itens à uma venda basta começar a digitar (ou ler código de barras com leitor) o nome do produto/serviço no campo de pesquisa OU clicar no ícone no final do campo para abrir a lista de produtos e serviços.

Ao optar por clicar no ícone para abrir a lista de produtos/serviços, basta informar as quantidades e selecionar os itens que deseja adicionar à venda.

Após adicionar itens à venda, caso seja necessário, é possível editar itens individualmente ou remover itens da venda.

No caso da edição de itens, é possível alterar a quantidade que está sendo vendida e aplicar desconto sob o item em questão.

Com os itens todos certos, é hora de realizar o pagamento para finalizar a venda. Na parte de pagamentos é possível aplicar desconto no pagamento total e selecionar as formas de pagamento para quitação da venda.

Lembrando que todas as formas de pagamento podem ser gerenciadas por você mesmo em "Cadastros/Configurações > Financeiro > Formas de Pagamento".

Clicando em Finalizar Venda, a mesma será finalizada e o sistema gerará os lançamentos financeiros. Para ver as vendas realizadas em Frente de Caixa, basta clicar no botão "Lista de operações" no topo da tela.

Se no meio do processo for necessário cancelar a venda, é fácil, basta clicar no botão "Cancelar venda" no topo da tela ou usar o atalho F12. Para cancelar uma venda será necessário informar um motivo para concluir a ação.

Para agilizar seu dia a dia, você pode usar os atalhos de teclado mostrados em toda a tela.


4. O que ainda está por vir?

Nosso time de programação está trabalhando em muitas melhorias, tais como:

  1. Permitir selecionar cliente na venda em Frente de Caixa;
  2. Permitir consultar a tabela de preços de forma fácil e rápida;
  3. Gerenciar financeiro através do controle de caixas;
  4. Emissão fiscal de produtos (NFCe) e serviços (NFSe);

 

Este artigo foi útil para você?
Últimos artigos visitados