Controle de Caixas - VetSoft Web
7 min
Criado por Jackson em 18/01/2021 14:17
Atualizado por Jackson em 06/07/2021 15:19

Atenção! Antes de ativar este complemento, avalie se você/sua empresa efetivamente necessitam de um controle DIÁRIO de caixas. Caso não tenha necessidade, não ative o complemento!


A partir da ativação, toda venda/quitação passará pelo controle de caixas.

Não tem certeza se necessita de um controle de caixas? Entre em contato conosco!


Neste artigo você aprenderá:

  1. O que é o Controle de Caixas?
  2. Como ativar o Controle de Caixas?
  3. Como criar caixas?
  4. Como abrir um caixa?
  5. Como ver detalhes caixas?
  6. Como fechar, adicionar suprimento, registrar despesa, realizar sangria e transferência entre caixas?

1. O que é o Controle de Caixas?

O Controle de Caixas é uma rotina administrativo-financeira que registra diariamente todas as movimentações financeiras de entradas e saídas realizadas pela empresa (não importando a forma de pagamento). 

Ao contrário do fluxo de caixa, que possibilita uma visão do financeiro a longo prazo, o controle de caixas fornece uma visão diária do que entra e sai de recursos financeiros.

Este complemento lhe permite abrir caixas diários (Inclusive caixas simultâneos. Exemplo: Caixa Clínica e Caixa Pet Shop), receber valores (em vendas frente de caixa e quitação de contas), revisar o movimento diário de entradas e saídas, recolher valores, lançar despesas, dentre outras funcionalidades.


O Controle de Caixas é um complemento GRATUITO e que está em fase BETA, ou seja, a funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento, mas é considerada estável mesmo que ainda venha a receber ajustes ou melhorias.


2. Como ativar o Controle de Caixas?

 O Controle de Caixas pode ser ativado de duas formas:

1) Clique no menu "Financeiro > Caixas". Depois clique no "Concordo..." e depois no Gravar.

2) Clique no menu Loja de Complementos. Depois procure o complemento Controle de Caixas e clique em Instalar. Na janela que abrir, clique no "Concordo..." e depois em gravar.


3. Como criar caixas?

 O VetSoft Web já oferece um caixa padrão chamado "Caixa Geral". Se você quiser criar outros caixas ou editar/remover o padrão, basta acessar "Cadastros / Configurações > Financeiro > Contas/Caixas"


Dica! Para nomear seus caixas, você pode usar nomes de setores, identificação numérica ou mesmo nomes de usuários.

 

Exemplo setores: Clínica, Pet Shop, Banho e Tosa. Exemplo numérico: Caixa 01, Caixa 02, etc. Exemplo usuários: Caixa João, Caixa Maria, etc.


4. Como abrir um caixa no VetSoft Web?

1) Através do atalho rápido do controle de caixas:

2) Sempre que for vender no PDV ou quitar uma conta, o sistema avaliará se há algum caixa aberto. Se não houver, você poderá abrir um caixa.

Ao clicar no Sim (ou no botão "Abrir um caixa"), a tela abaixo será mostrada. Nesta você poderá selecionar qual caixa deseja abrir, se deseja abrir com ou sem suprimento (suprimento = valor inicial do caixa) e digitar alguma observação pertinente.

Ao selecionar o "Abrir com suprimento" será possível selecionar uma origem do recurso (cofre, envelope ou outras que você usa) OU apenas informar diretamente o "Valor para abertura".


Nota! O mesmo processo citado acima ocorrerá ao tentar quitar débitos na conta de um cliente não tendo um caixa aberto


Tendo um caixa aberto, é possível continuar normalmente o processo de venda ou quitação de débitos como já era antes de ativar o complemento de Controle de Caixas. Caso você tenha mais caixas, poderá trocar entre os caixas abertos para registrar lançamentos financeiros.


5. Como ver detalhes de caixas?

Após fazer seus primeiros lançamentos no caixa, é hora de gerenciar os caixas: ver detalhes, adicionar despesa, fazer sangria, fechar o caixa e outros. Para isso, pode-se usar diversos atalhos mostrados abaixo:

1) Atalho rápido no menu topo

2) No PDV através do botão "Operações do caixa"; OU 3) No menu "Financeiro > Caixas"


A tela de detalhamento de caixa oferece diversas informações e funcionalidades que seguem descritas abaixo.

Resumo Geral: local onde estão consolidados os valores recebidos de vendas, suprimentos de caixa, despesas, sangrias e transferências entre caixas;

Formas de Pagamento: local estão estão consolidados os valores de entradas/saídas por forma de pagamento;

Movimentações do Caixa: local onde estão todas as movimentações de entradas/saídas realizadas no caixa em questão. Na lista de movimentações é possível visualizar detalhes de cada lançamento, estornar lançamentos e gerar recibo dos lançamentos.

Estornos: local onde estão registrados os estornos feitos no caixa em questão.


6. Como gerenciar caixas?

No rodapé da tela acima existem botões de ações para gerenciar o caixa que está sendo visualizado, são eles:

Fechar caixa: Neste botão, o usuário poderá encerrar o caixa em questão e destinar os valores de dinheiro e/ou cheques para outras contas, o chamado "recolhimento" do final do dia.

Suprimento: Neste botão, o usuário poderá adicionar reforços de caixa. É possível informar de onde o recurso está vindo OU apenas adicionar um valor e informar uma descrição para a entrada de dinheiro no caixa. 

Vale ressaltar que qualquer valor que entra no caixa QUE NÃO SEJA VENDA deve ser registrado para que haja um controle financeiro adequado. Para vendas, é importante sempre fazer através do Frente de Caixa OU através das contas dos clientes.

Despesa: Neste botão, o usuário poderá registrar despesas do dia a dia em seus caixas. Vale ressaltar que qualquer valor que sai do caixa deve ser registrado para que haja um controle financeiro adequado.

 

Sangria: Neste botão, o usuário poderá fazer recolhimentos no caixa durante o expediente. Este recurso é muito usado quando o caixa tem muito dinheiro ou cheques e o gestor opta por retirar parte do valor para destiná-lo a uma outra conta (um cofre, envelope ou conta bancária mesmo). 

Transferência: Neste botão, os usuários poderão transferir valores entre os caixas abertos.

 

Este artigo foi útil para você?
Últimos artigos visitados