Como fazer o Recolhimento de Caixa - VetSoft Desktop
2 min
Criado por Fernando em 23/09/2021 09:37
Atualizado por Jackson em 04/10/2021 18:11

O que você aprenderá neste conteúdo:

  1. O que é o recolhimento de caixa?
  2. Como fazer o recolhimento de caixa?
  3. Recolhimento no fechamento de caixa
  4. Observações importantes

1. O que é o recolhimento de caixa?

A funcionalidade de recolhimento de caixa (também conhecido como sangria de caixa), permite que você retire valores do seu caixa para enviar a alguma conta (banco, cofre, envelope, etc). Esta função é usada no fechamento de caixa e também para recolhimentos durante o dia, para não manter altos valores no caixa do estabelecimento.


2. Como fazer o recolhimento de caixa?

Na tela do CAIXA existe a função de RECOLHIMENTO.

Clicando em RECOLHIMENTO, você poderá selecionar a forma do recolhimento (dinheiro ou cheque). Além disso, você poderá selecionar para onde será enviado o valor do recolhimento.

Recolhimento2.gif


3. Recolhimento no fechamento de caixa

O recolhimento no fechamento de caixa não é obrigatório, no entanto, é recomendado. Valores em dinheiro/cheque que não são recolhidos, são deixados como saldo/troco para a próxima abertura de caixa.

Para recolher valores para fechamento você pode seguir o passo a passo acima ou através do botão "Recolhimento" na tela de fechamento de caixa, conforme abaixo.

Clicando no botão, o processo é o mesmo já mostrado logo acima.


4. Observações importantes

  1. O recolhimento é feito somente para formas de pagamento do tipo espécie e cheque, pois outras formas de pagamento NÃO ficam fisicamente no caixa. Os recebimentos em cartão de crédito, por exemplo, não geram uma entrada física de valores, então não é possível fazer recolhimento deste tipo de recebimento.
  2. Os valores recebidos em crédito, débito, Pix, etc são lançados normalmente no seu caixa (para posterior conferência) e são lançados no seu fluxo de caixa conforme as parcelas e carências configuradas nas formas de pagamento