Como atualizar estoque com importação de XML - VetSoft Web
5 min
Criado por Jackson em 17/06/2022 13:40
Atualizado por Jackson em 23/06/2022 17:02

Neste artigo você aprenderá:

  1. Como acessar o módulo de compras
  2. O que é e como importar um XML de compra
  3. Passos para importar XML e atualizar o estoque
    1. Cadastrar/Atualizar fornecedor
    2. Cadastrar/Vincular produto
    3. Gerar faturas relacionadas à compra

1. Como acessar o módulo de compras

Após acessar o sistema, vá na opção Cadastros/Configurações e depois Produtos/Serviços > Compras (saiba o que significa BETA)


2. O que é e como importar um XML de compra

O XML de compra é um arquivo digital enviado pelo fornecedor das mercadorias compradas e que pode ser importado no sistema para cadastrar os produtos e/ou atualizar o estoque dos mesmos.

Ao acessar o módulo de compras conforme mostrado acima, serão mostradas as compras já registradas no sistema. Para importar um novo XML basta clicar no botão Importar XML.

Logo depois, encontre no seu computador o arquivo XML da compra que deseja importar o estoque.


3. Passos para importar o XML e atualizar o estoque

Logo após selecionar o arquivo XML que deseja importar, serão mostrados os passos abaixo para finalizar a importação e atualizar o estoque.

3.1. Cadastrar/Atualizar fornecedor

O primeiro passo da importação de XML é cadastrar ou atualizar o fornecedor da compra. Na grande maioria das vezes os dados já virão todos preenchidos e basta clicar no botão "Próximo".

3.2. Cadastrar/Vincular produto

O Segundo passo da importação de XML é cadastrar o produto que consta no XML ou vincular a um produto já cadastrado no VetSoft Web, conforme exemplo abaixo.


Importante!

Automaticamente o VetSoft Web já tentará vincular os produtos do XML usando o código de barras OU o nome exato do produto.


Vale ressaltar que nem todos os fornecedores informam os códigos de barras em seus XMLs e que os nomes dos produtos podem variar de fornecedor para fornecedor. É importante sempre estar muito atento para que não haja duplicidade de cadastros de produtos no sistema.


Se o sistema não encontrar um produto já cadastrado pelo código de barras ou pelo nome exato vindos do XML, basta clicar em "Vincular/Cadastrar Produto".

Ao clicar em "vincular produto", o sistema apresentará a tela abaixo, onde será possível: 1) Vincular o produto do XML a um produto já existente no sistema; 2) Cadastrar o produto com os dados vindos do XML.

1) Vincular a um produto já cadastrado: esta opção apenas fará o vínculo entre o produto vindo do XML e o produto já cadastrado no sistema.

1) Cadastrar produto com dados do XML: nesta opção os dados do produto já estarão pré-preenchidos com as informações vindas do XML, então bastará preencher campos faltantes, ajustar o preço de venda, ajustar informações para emissão de NFCe e clicar em Confirmar.


Nota! Se você tem o complemento para emissão de NFCe ativado, não deixe de revisar dados como NCM, CFOP, CEST, CSOSN para evitar rejeições nas emissões. Em caso de dúvidas, a contabilidade da empresa deverá ser acionada.


Após realizar o vínculo de todos os produtos do XML, clique no botão Próximo para ir para o último passo da importação de XML.

3.3. Gerar faturas relacionadas à compra

Ao chegar na etapa 3, o estoque dos produtos já foi atualizado e agora é possível gerar ou não as faturas referentes à compra (caso esta informação esteja no XML da compra) e clicar em Finalizar.

Pronto! O XML foi importado, a compra registrada e o estoque dos produtos atualizado 🐶