O que é NFCe e requisitos para emissão fiscal via NFCe
3 min
Criado por: Jackson em: 28/02/2020 08:50

O que é NFC-e

De forma bastante resumida, a NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) é um documento fiscal eletrônico transmitido para a SEFAZ do estado no ato da compra através de um aplicativo comercial de vendas conectado à Internet.

Com a NFC-e não é mais necessário ter uma impressora fiscal (ECF - Emissor de Cupom Fiscal) e as transações de vendas realizadas no estabelecimento são enviadas em tempo real para a SEFAZ através da Internet, não sendo mais necessário, por exemplo, gerar Leitura X, Redução Z e outros documentos fiscais obrigatórios no PAF-ECF.

DANFE NFC-e

Imagem exemplo encontrada na Internet


Importante 1: Alguns estados AINDA NÃO sinalizaram adoção ou, se já sinalizaram, ainda não iniciaram a adoção ao projeto da NFC-e, sendo que estes mantém a utilização do ECF. Consulte seu contador para saber como está a implantação do projeto NFC-e em seu estado.

Importante 2: Conforme Portaria CAT 12/15 (artigos 2º, 10 e 18) e Portaria CAT 147/12 (artigos 28 e 28-A) do ESTADO DE SÃO PAULO, o contribuinte usuário de ECF que tenha optado pelo credenciamento à NFC-e deverá adotar o SAT como contingência em relação ao ponto de venda no qual estiver em uso a NFC-e. Sendo assim, para credenciamento no ambiente de produção, o contribuinte deverá ter um equipamento SAT previamente ativado para o estabelecimento. Saiba mais sobre SAT.

Importante 3: Consulte sempre sua contabilidade para tirar quaisquer dúvidas sobre questões fiscais e tributárias. Consulte sempre sua assistência em informática de confiança para lhe auxiliar com questões de infraestrutura (computador, rede, impressora, etc). 

Importante 4: Nossa equipe está apta a lhe auxiliar em dúvidas relacionadas aos sistemas (onde preencher determinada informação, configuração de sistema, instalação de sistema, etc)


Mais informações sobre NFC-e nos sites oficiais dos estados: NFC-e ParanáNFC-e São PauloNFC-e Rio de JaneiroNFC-e BahiaNFC-e ParáNFC-e AmazonasNFC-e AcreNFC-e RondôniaNFC-e Mato GrossoNFC-e MaranhãoNFC-e Rio Grande do NorteNFC-e ParabíbaNFC-e Sergipe


Requisitos para emissão via NFC-e 

  • Ter Inscrição Estadual regular
  • Ter Código CSC fornecido pela SEFAZ (Contador)
  • Ter Certificado Digital A1 (Contador)
  • Ter Impressora NÃO FISCAL de 40 colunas com suporte a QRCode (Instalada e imprimindo)
    Veja equipamentos compatíveis clicando aqui (Lista NFCe)
  • Ter Conexão com à Internet
Este artigo foi útil para você?
Últimos artigos visitados