O que é o SAT e requisitos para emissão fiscal via SAT
2 min
Criado por: Jackson em: 02/03/2020 16:05

O que é o CF-e-SAT

O CF-e-SAT é um documento fiscal eletrônico, emitido, armazenado e transmitido automaticamente pelo equipamento SAT à SEFAZ do estado e que serve para documentar uma operação de circulação de mercadorias no varejo.

Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital feita pelo equipamento SAT por meio do seu Certificado Digital. Como o CF-e-SAT só existe na forma eletrônica, o consumidor receberá como comprovante de sua compra o chamado Extrato do CF-e-SAT (idêntico ao DANFE NFC-e), que permite ao consumidor a consulta do cupom fiscal no formato digital através da leitura de um QR-Code (modelo de código de barras lido com aplicativo de celular/tablet) ou digitando, no portal da SEFAZ do estado, a chave de acesso impressa no documento.

O SAT não requer conexão constante com a Internet para a transmissão dos cupons à SEFAZ. O equipamento é capaz de armazenar os arquivos gerados e transmiti-los automaticamente assim que houver conexão com a Internet (no próprio estabelecimento ou em outro local). Vale ressaltar que existe um período máximo em que o contribuinte precisa enviar os arquivos à SEFAZ, então é importantíssimo consultar o vendedor do SAT e sua contabilidade para conhecer detalhes e legislação.

Exemplo de equipamento SAT


Requisitos para emissão via SAT (SP)

  • Ter Inscrição Estadual regular
  • Ter Equipamento SAT (instalado e ativado junto à SEFAZ do estado)
    Veja equipamentos compatíveis clicando aqui - Lista SAT Fiscal
  • Ter Impressora NÃO FISCAL de 40 colunas com suporte a QRCode (Instalada e imprimindo)
    Veja equipamentos compatíveis clicando aqui - Lista NFCe
  • Ter Conexão com a Internet
Este artigo foi útil para você?
Últimos artigos visitados